No entanto, nesses últimos meses vários artigos interessantes foram publicados descrevendo novas informações sobre agentes que regulam a placa de crescimento, tais como o nosso conhecido receptor de fator de crescimento de fibroblastos 3 (FGFR3). Vou trazendo informações relevantes conforme revejo esses artigos.
Para começar, quero mencionar uma pequena série de quatro artigos publicados recentemente no Journal of Molecular Endocrinology (JME) com foco no desenvolvimento e regulação da placa de crescimento, na via de sinalização FGF-FGFR no desenvolvimento ósseo e condições genéticas e em outros dois aspectos da regulação da placa de crescimento.
No contexto das condrodisplasias relacionadas com o FGFR3, o JME publicou duas revisões e um editorial que estão listados logo aqui abaixo.
Estes textos são de acesso livre e contem rica informação do conhecimento atual sobre a fisiologia da placa de crescimento e da relevância da sinalização do FGFR3 para o crescimento ósseo.
Ambos Lui et al. e Xie et al. mencionam as potenciais terapias atuais para a acondroplasia que estão em pesquisa agora. Esses autores são grandes especialistas e têm publicado estudos sobre esses temas por muitos anos.
Os artigos são muito técnicos mas, se você já fez uma visita a este blog, verá que todas as terapias potenciais mencionadas nesses artigos já foram analisadas aqui.
Então, se você acha que as revisões do JME estão difíceis de digerir, pode tentar uma visita aos artigos do blog explorando os mesmos temas. Para ver estes artigos, você só tem que clicar sobre o botão do seu idioma preferido no topo desta página e encontrar os textos relacionados. Para uma atualização geral recente leia este artigo.
Espero que gostem dessas novidades.
Editorial
Cory J Xian
RECENT RESEARCH ON THE GROWTH PLATE: Regulation, bone growth defects, and potential treatments
J Mol Endocrinol 53 (1) E1-E2, doi: 10.1530/JME-14-0165
Thematic Reviews- ulian C Lui, Ola Nilsson and Jeffrey Baron
J Mol Endocrinol 53 (1) T11-T34, doi: 10.1530/JME-14-0012
Boa tarde Dr. Morrys.
ReplyDeleteRecentemente descobrimos que nossa filha possui acondroplasia. Hoje ela está com 7 meses de vida e graças a Deus está bem.
Desde que descobrimos estamos procurando informações e estudando muito a respeito do tema, sendo que o seu blog tem sido uma excelente referência para minha família.
Temos buscado também informações em organismos internacionais como LPA e Growing Stronger, inclusive fizemos diversos contatos com a BioMarin, na tentativa de incluir minha filha nos trials do BMN 111 que eles têm desenvolvido em alguns países no mundo.
Escrevo para dizer que seu trabalho tem valor imensurável. Gostaríamos de agradecê-lo imensamente por compartilhar e manter atualizadas informações tão importantes a respeito deste tema.
Um abraço,
Roberto e família
Olá Roberto, fico feliz que o blog venha sendo útil para você e sua família. O blog foi concebido para compartilhar informações técnicas de um modo mais amigável e para ampliar o horizonte de quem se interessa pelo tema.
DeleteDe um ponto de vista menos técnico, é importante lembrar que, à exceção das questões que podem surgir com o crescimento ósseo restrito, em tudo mais sua filha é como qualquer outra criança: vai rir e brincar, vai espernear e chorar.. Certamente, ela trará muitas alegrias a vocês.
Tudo de bom,
Morrys
Roberto, minha filha também tem displasia ossea. Vocês são de onde? Podemos manter contato? Meu e-mail é claudiener@hotmail.com.
Delete